pagina inicial
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

Jorge, a tartaruga – cabeçuda que passou 40 anos em cativeiro e agora está de volta ao oceano!

05/07/2025 - Por Dra. Laura Prosdocimi ↓

A tartaruga Jorge, a emblemática tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), que passou mais de 40 anos em cativeiro, continua sua extraordinária jornada de volta ao Brasil, seu local de origem. Este é um evento sem precedentes na região e representa um grande avanço nos esforços de conservação desta espécie ameaçada de extinção.

Jorge foi encontrado por pescadores em 1984, quando era apenas um subadulto, com aproximadamente 20 anos, e desde então permanece no aquário de Mendoza em condições desfavoráveis ao seu desenvolvimento. Há três anos, após quase 38 anos em cativeiro, Jorge foi transferido para o Aquário de Mar del Plata, onde recebeu tratamento de reeducação adequado para sua reintrodução no ambiente marinho.

Jorge, que tem aproximadamente 60 anos e pesa cerca de 130 quilos, foi liberado ao mar no  dia 11 de abril de 2025, na cidade de Mar del Plata (Buenos Aires, Argentina), como parte de um projeto de reabilitação e reintrodução que envolve uma equipe multidisciplinar composta por profissionais do Aquário de Mar del Plata, pesquisadores do Museu Argentino de Ciências Naturais (MACN-CONICET), do Instituto de Pesquisas Marinhas e Costeiras (IIMyC, UNMdP-CONICET, Mar del Plata) e da Prefeitura da Província de Mendoza.  O planejamento para seu retorno ao mar incluiu avaliações clínicas, genéticas e comportamentais para garantir que Jorge possa se adaptar com sucesso à natureza 84 dias após ser liberado na cidade de Mar del Plata (Buenos Aires, Argentina), ele já percorreu mais de 3.000 quilômetros e está nadando em águas profundas no litoral do Estado de São Paulo, Brasil.

O monitoramento pós-soltura é realizado por meio de equipamentos de monitoramento por satélite, permitindo que os cientistas acompanhem sua jornada em tempo real.

Desde sua soltura, Jorge tem surpreendido os especialistas com a velocidade e a consistência de seus movimentos. Em pouco mais de dois meses, cruzou águas argentinas e uruguaias e agora está explorando o oceano ao largo do Brasil, em direção a áreas quentes e ricas em biodiversidade que poderiam lhe oferecer alimento e abrigo.

“A história de Jorge é um símbolo de esperança e da importância da conservação marinha. Ela nos permite conhecer o comportamento das tartarugas-cabeçudas adultas no Atlântico Sudoeste e conscientizar sobre as ameaças que elas enfrentam, como redes de pesca e poluição.”

O trabalho sólido dos cientistas e especialistas em tartarugas marinhas que compõem a Rede ASO-Tortugas permitiu complementar esse monitoramento e divulgar a presença de Jorge no mar entre os diversos atores da pesca, gerando uma rede de comunicação altamente eficaz.

O monitoramento de Jorge não apenas entusiasma o público, que pode acompanhar sua jornada por meio de relatórios periódicos, como também fornece informações científicas valiosas para o desenvolvimento de estratégias de proteção para essa espécie ameaçada de extinção.

 

Dra. Laura Prosdocimi
Laboratorio de Ecología, Conservación y 
Mamíferos Marinos (LECyMM)
Museo Argentino de Ciencias Naturales (MACN-CONICET)  
Av. Ángel Gallardo 470 (C1405DJR), CABA
Buenos Aires, Argentina
Especialista en Tortugas Marinas – UICN/SSC -MTSG
www.researchgate.net/profile/Laura-Prosdocimi

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR VITÓRIA - ES

Centro de Visitantes

Mais informaes - Visualizar informaes anteriores

Petrobras