30/09/2013 - Dudu Rodrigues mostra uma importante parte do trabalho de sensibilização e educação ambiental do Projeto Tamar. Leia mais. ↓
Lançada no início de setembro, a exposição do multiartista Dudu Rodrigues mostra uma importante parte do trabalho de sensibilização e educação ambiental do Projeto Tamar. No Centro de Visitantes da Praia do Forte, em Mata de São João/BA, é possível apreciar réplicas de tartarugas e de outros animais, um dos primeiros instrumentos de educação ambiental utilizados pelos pesquisadores para aproximar as pessoas dos temas da conservação das tartarugas marinhas. Um envolvente jardim de águas-vivas criado com materiais reciclados chama atenção e convida o público a um mergulho com uma Dermochelys coriacea, a tartaruga de couro.
A exposição celebra a contribuição de 16 anos de parceria entre Dudu e o Tamar, que ajuda os pesquisadores nas explicações sobre as ameaças a que estão expostas as tartarugas, as características de cada espécie, o comportamento e, principalmente, o que podemos fazer para protegê-las.
Lançamento - Entre amigos e admiradores da causa ambiental, o coquetel de lançamento da exposição teve música ao vivo e o alto astral que sempre contagia as pessoas nos eventos que acontecem no Tamar. O coordenador nacional, Guy Marcovaldi, contou a história da primeira réplica, que de tão parecida com a modelo natural, confundiu Neca, coordenadora de pesquisa e conservação, num chiste na sala de casa. Na época, 1997, o artista se inspirou em uma tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata) que tinha uma deformação no casco. A perfeição dos detalhes, inclusive da concavidade no casco, surpreendeu a todos e Dudu passou a colaborar cada vez mais com o Tamar, espalhando réplicas, silhuetas e outras obras de arte com o mar por todas as bases do Projeto.
Multiartista - Dudu Rodrigues faz arte há 19 anos, inicialmente no Rio de Janeiro, com diversos trabalhos cenográficos realizados para novelas, minisséries e programas da Rede Globo de televisão como Explode Coração, Hilda Furacão, Casseta e Planeta, Programa da Xuxa, entre outros. Em 1997, mudou-se para a Praia do Forte, onde aprimorou o trabalho de confecção de réplicas em vários materiais até chegar à fibra de vidro, criou ambientações, esculturas, pinturas. O multiartista faz tartarugas marinhas, peixes de diversas espécies, animais de fundo desconhecidos e misteriosos, pequenos e gigantes, e ainda toca gaita, guitarra, teclado e canta! Dudu fez parte da banda Casco Cabeça, uma das primeiras bandas do Projeto Tamar.
Encontro Anual do WIDECAST Reúne Especialistas em Conservação de Tartarugas Marinhas no Caribe
Homenagem ao Dia das Mulheres: Celebrando a Força e a Vida !
Os Desafios da Poluição Luminosa e os Impactos sobre as Tartarugas Marinhas
Projeto de rastreamento de tartarugas-de-couro por satélite no Espírito Santo
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar