pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

TV Tamar reúne trio experiente de jornalistas

17/07/2020 - Anna Valéria, Giácomo Mancini e Patrícia Nobre comandam o mais novo canal de comunicação do Projeto Tamar ↓

Juntos eles têm 117 anos de trabalho em televisão. Experiência é uma palavra que define bem o trio que está à frente da TV Tamar. Os jornalistas e apresentadores Anna Valéria, Giácomo Mancini e Patrícia Nobre comandam, desde o dia 18 de junho, o canal de comunicação web criado para divulgar as pesquisas e ações desenvolvidas no  Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar nos últimos 40 anos.

Em comum, os três têm uma história de admiração pelo projeto que cruzou suas vidas profissionais em vários momentos. Hoje, na TV Tamar, eles entrevistam pesquisadores, artistas e personagens que nas últimas quatro décadas construíram o projeto responsável por garantir que 42 milhões de tartarugas marinhas ganhassem o mar. As entrevistas são acompanhadas por imagens de acervo que ajudam a contar a história do Projeto Tamar.

Um dos desafios é escolher entre tantas opções o material que será exibido para o público: “É realmente incrível o acervo de vídeos do Projeto Tamar. Queremos compartilhar isso com o público. É um legado e tanto. Quando convidamos alguém para dar entrevista, Guy Marcovaldi (co-fundador e coordenador nacional de comunicação do Projeto Tamar) e a turma da comunicação já pensam em quais vídeos ligados ao convidado podemos encaixar no programa. A ideia é esta: fazer um mix de novidades e história, mostrando também o acervo musical maravilhoso do Projeto Tamar”, afirma Patrícia Nobre que tem mais de 30 anos de televisão.

Mas não só a seleção do conteúdo exige muito trabalho, mostrar como o Projeto Tamar/Fundação Pró-Tamar funciona em tempos de pandemia também é um desafio. Apesar dos centros de visitantes estarem fechados, as pesquisas realizadas no projeto não foram interrompidas. “O maior desafio da TV Tamar nesse primeiro momento é conseguir mostrar para as pessoas que o trabalho de pesquisa e de cuidado com as tartarugas marinhas não parou por causa da pandemia do coronavírus. Que há uma obra de 40 anos que não pode sofrer com tudo que está acontecendo. Que é importante lembrar sempre que a defesa do Meio Ambiente é minuto a minuto”, destaca Giácomo Mancini que começou a trabalhar em televisão em 1975.



Para a jornalista Anna Valéria participar de uma iniciativa que une sustentabilidade econômica e ambiental foi um dos motivos que a fez aceitar o convite para participar da TV Tamar após quatro décadas trabalhando na televisão: “A geração sustentável de emprego e renda para as comunidades no entorno das bases e a formação de pessoas através dos programas sociais formam cidadãos comprometidos com a causa ambiental. É o tipo de engajamento que acredito. Aceitei o desafio por sempre ter sonhado fazer parte disto de alguma forma”, destaca.

Os episódios da TV Tamar podem ser assistidos no YouTube, pelo canal do Projeto Tamar (www.youtube.com/user/tvtamar). Todos os programas já gravados estão disponíveis para acesso a qualquer momento. “O YouTube permite que se faça programas específicos para públicos específicos e que acabam atingindo outras pessoas quando é bem feito, bem produzido, com preocupação responsável pelo conteúdo”, pontua Mancini.

Tartaruga Tartaruga-de-couro ou Tartaruga-gigante

Praia do Forte - BA

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras