pagina inicial Petrobras
Tartarugas Marinhas
Visite o Tamar
O que fazemos
Onde estamos
Mais informações

A força de Nescau para a conservação das tartarugas marinhas

06/02/2019 - Parceria entre Projeto Tamar e Nescau vai apoiar o trabalho de proteção e pesquisa das tartarugas marinhas. Leia mais. ↓

Um evento no dia 5 de fevereiro marcou o lançamento da parceria entre o Projeto Tamar e a Nescau. Seguindo a meta global da Nestlé de alcançar impacto ambiental neutro em todas suas operações até 2030, Nescau anunciou que a partir deste mês, lança uma série de ações para ajudar a conscientizar seus consumidores da importância do descarte correto das suas embalagens e também para diminuir a quantidade de plástico presente em seus produtos. As iniciativas vão ao encontro do movimento #JogaJunto, que convida os consumidores a participarem de uma jornada de evolução, jogando juntos com a Nestlé, pelo bem da natureza.

Além do apoio financeiro a projetos já existentes do Tamar, a Nestlé trabalhará em conjunto com a instituição para criar novas ações e campanhas de conscientização e preservação do meio ambiente. “Para nós, é uma honra estar ao lado de uma instituição reconhecida e respeitada globalmente e que realiza um trabalho tão importante tanto para o meio ambiente quanto para a sociedade. Esperamos que a força de Nescau dê ainda mais energia na batalha do Tamar por essa causa tão nobre”, destaca Fabiana Fairbanks, diretora de bebidas da Nestlé Brasil.

Em paralelo à parceria, a Nestlé inicia trabalho para retirar os canudos plásticos dos seus produtos, de forma gradual, substituindo-os por canudos de papel biodegradável. Nas próximas semanas, os consumidores encontrarão packs de Nescau Prontinho com o novo canudinho, iniciativa que vai retirar mais de 4 milhões de canudos plásticos do mercado, quantidade que se colocada em fila equivale a uma viagem de ida e volta de Salvador (BA) à Aracaju (SE), já no primeiro ano do projeto. A meta é que 100% da produção de Nescau, até 2025, tenha substitutos ao canudo plástico. O processo acontece de forma gradual devido às limitações operacionais, já que não existem fornecedores suficientes para produzir em escala que atenda à cadeia do produto, segundo a instituição.

“Diariamente, pensamos em novas soluções e formatos para reduzir o impacto que as embalagens plásticas causam no meio ambiente. Essa é uma preocupação de todos os colaboradores da Nestlé, que tem o objetivo de tornar 100% de suas embalagens recicláveis e reutilizáveis até 2025. Esse foi um dos muitos motivos para Nescau lançar mais esse compromisso com seus consumidores.” completa Fabiana. 

  
Movimento de Conscientização
Para alertar as pessoas, Nescau também lança o movimento #jogapradentro, que incentiva os consumidores a colocarem os canudos dentro da embalagem após o consumo do produto, garantindo que os materiais de embalagem não terminem como resíduos, inclusive em mares, oceanos e rios. A comunicação será impressa em embalagens, packs materiais de pontos de venda e campanhas da marca.

Como disse Nina Marcovaldi, embaixadora do mar e filha dos fundadores do Projeto Tamar, que trabalha para amplificar a mensagem da conservação dos oceanos e das tartarugas marinhas, as tartarugas são um símbolo de proteção aos oceanos, sustentabilidade, inclusão social e educação ambiental. Esperamos disseminar a importância do reduzir, reciclar, reutilizar, repensar e recusar. Uma parceria como essa coloca a mensagem dentro da casa das pessoas, fala com as famílias que podem ajudar a preservar os nossos mares e as nossas tartarugas".

O evento aconteceu no Tamar Praia do Forte e contou com a participação da equipe Tamar, imprensa, amigos, moradores locais e visitantes, todos curiosos em conhecer mais um aliado que se junta ao Tamar e seus parceiros na proteção às tartarugas marinhas e aos oceanos. Teve apresentação de capoeira, retorno ao mar de uma tartaruga reabilitada e uma desova surpresa de uma tartaruga que subiu para fazer um ninho bem na praia ao lado do Tamar. Foi uma celebração e tanto de uma parceria com uma galera do bem. 

 

Quem perdeu o evento pode ver momentos especias que ficarão gravados no Instagram do Tamar: https://www.instagram.com/projeto_tamar_oficial/

Tartaruga Tartaruga-cabeçuda ou Tartaruga-mestiça

Vitória - ES

Centro de Visitantes

Mais informações - Visualizar informações anteriores

Petrobras