18/09/2017 - Começou a 11ª Primavera dos Museus e o TAMAR mostra as memórias da conservação das tartarugas marinhas no Brasil. Leia mais. ↓
Durante a 11ª Primavera dos Museus, que acontece de 18 a 24 de setembro de 2017 em todo o Brasil, os Museus da Tartaruga Marinha terão programação especial. Confira e participe!
Os Museus do Projeto TAMAR ou Museus da Tartaruga Marinha apresentam com ciência, conservação e cultura um trabalho de 35 anos com o patrocínio da Petrobras, que protege e pesquisa as tartarugas marinhas no país. O primeiro nasceu em 1982, na Praia do Forte-BA. Junto com a base de pesquisa, ocupa uma área total de dez mil metros quadrados, cedida pela Marinha do Brasil/Comando do IIº Distrito Naval, no entorno do farol Garcia D’Ávila. A biodiversidade, a beleza natural e a riqueza histórica e cultural desta região turística fazem do Museu um dos mais frequentados do Brasil, atendendo a cerca de 600 mil pessoas/ano, entre membros da comunidade, estudantes, pesquisadores e turistas brasileiros e estrangeiros. Está juntamente com o de Florianópolis entre os 5 museus mais visitados do Brasil em suas respectivas regiões, de acordo com o IBRAM.
"O tema da Primavera dos Museus deste ano destaca a importância de se valorizar a memória institucional como elo essencial na ampla cadeia de sentidos, em contínua transformação, que é a memória construída e compartilhada a partir de diferentes perspectivas sociais – e que tem no museu um importante ponto de conexão. Os patrimônios dos museus se constituem não apenas de edifícios e acervos, mas também de memórias e histórias, cuja extroversão se dá por meio do trabalho museológico, como as exposições e as interações com o público". (IBRAM 11ª Primavera dos Museus)
Confira as programações:
BAHIA
Clique na imagem para ampliar.
ESPÍRITO SANTO
Encontro Anual do WIDECAST Reúne Especialistas em Conservação de Tartarugas Marinhas no Caribe
Homenagem ao Dia das Mulheres: Celebrando a Força e a Vida !
Os Desafios da Poluição Luminosa e os Impactos sobre as Tartarugas Marinhas
Projeto de rastreamento de tartarugas-de-couro por satélite no Espírito Santo
Workshop Anual de Veterinária e Tartarugas Marinhas: A Contribuição da Fundação Projeto Tamar
Culturarte 2024: Cultura, Arte e Conservação em Pirambu- Sergipe.
Equipe de Pesquisa discute prioridades de ações da Fundação Projeto Tamar